sexta-feira, 22 de março de 2013

Bolo à la Lia

Tenho-vos a dizer que os meus momentos na cozinha hoje foram uma desgraça, acontece eu sei, mas irrita-me profundamente quando tudo está a correr mal, não se aproximem é um conselho ahah
Passo a explicar, estava radiante pois ia fazer uma tarte coberta de morangos com um creme cremoso e fresquinho, resumindo, não ia ter tempo de fazer a massa então comprei um pacote de massa folhada fresca, ia ser mais rápido e só tinha de me preocupar com o resto, parece castigo quando tentamos dar a volta à história e encurtar o trabalho caseiro algo corre sempre mal, pelo menos comigo é sempre assim, pode ser das sortes também (:
Bem  pus a massa no forno numa tarteira de fundo amovível, quando vou espreitar quase que me dava um colapso, a massa não ficou bem agarrada à tarteira e tinha descido toda para o meio, não havia volta a dar e já tinha o creme feito, como do mal também se pode retirar o bom decidi agir em vez de desistir, ora bem.. fiz um bolo, receita especial, invenção sobe stress ahah

Bem deixo-vos aqui o pequeno desastre que acabou por ser um pedaço de bom caminho (:

Ingredientes
200g de farinha 
150g de açúcar em pó
2 colheres de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de maizena
3 colheres de manteiga amolecida
2 saquinhos de açúcar baunilhado
1 estrela de anis
1 pau de canela 
1 pacote de natas
1 lata de leite condensado
100g de nozes picadas ( bocados grandinhos)
Raspa e sumo de 1 limão
150ml de óleo
Açúcar em pó q.b
Kiwi q.b

* Bem como já sabem comecei pelo suposto creme para a tarte, então num tachinho juntei as natas e o leite condensado com o pau de canela e a estrela de anis e levei ao lume, juntei uma saquinha e açucar baunilhado e deixei em lume brando até engrossar, retirei do lume e retirei o pau e a estrela e deixei repousar.
Numa taça grande junte os ovos o açúcar e a manteiga, bata bem, depois junte 100g de farinha e incorpore só depois junte as outras 100g, quando já tiver a farinha toda incorporada junte o fermento, o açúcar baunilhado, o óleo, a raspa de limão e o sumo, as nozes e junte tudo muito bem. Pegue numa forma redonda de fundo amovível revista-a com manteiga e por cima disponha papel vegetal, disponha agora a massa do bolo pela forma e leve ao forno pré-aquecido a 150º por 1h ou até picar com o palito e sair limpo.
Deixe arrefecer na forma, depois quando desenformar vire o bolo para baixo num prato, retire o papel vegetal que está no topo e decore com os kiwis e o açúcar em pó.

Voilá (:



Apesar de tudo parece estar um bolo mesmo muito fofinho e com um cheirinho que dá imensa vontade de abrir já !


Bom Desafio e Bom Apetite (:

2 comentários:

  1. Olá Lia!
    Bem com um aspecto assim de bolo ninguém diria que tinha surgido de um desastre!!!
    Ficou muito bonito e gostei como soube dar a volta e fazer este bolinho que só pode estar uma delicia principalmente pelos ingredientes que leva tenho a certeza que ficou bom.
    E não se preocupe que acontece a todos nós destes desastres.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    Maria Angelina Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria !
      Eu sei que sim, mas é complicado absorver, falo por mim :P
      No entanto nem tudo foi mau, saiu um bolinho inesperado mas cheio de sabor, aconselho (: ah e aqueles bocadinhos de nozes ali dão imensa textura ao bolo, pode não estar muito bonito, mas definitivamente acrescento-o à minha lista de comida conforto!
      Beijinho

      Eliminar